fbpx

Sistema de Gerenciamento CERES

Sistema de Gerenciamento CERES

O futuro da armazenagem, hoje!

O sistema CERES é composto por equipamentos eletrônicos e software para computador, responsáveis por gerenciar a armazenagem de grãos em silos ou armazéns, tendo como maior diferencial o uso de sensores digitais na leitura da termometria.

Estes sensores possuem grande precisão e confiabilidade, fornecendo parâmetros seguros para as tomadas de decisão na condução da armazenagem.

Além dos equipamentos e sensores de alta tecnologia, a Procer destaca-se pela consultoria prestada na condução da armazenagem, onde temos uma equipe dedicada à análise dos silos e armazéns através do monitoramento remoto. O sistema envia todas as informações em tempo real, via internet, onde os usuários podem acessar os dados e comandar a aeração de qualquer lugar do mundo.

O sistema é composto pelas seguintes partes: 

– Termometria digital: realiza a medição de temperatura em diversos pontos na massa de grãos. Possui como grande destaque o uso de sensores digitais de alta precisão (erro máximo de ± 0,5ºC).

OBS: há a opção de conectar os pêndulos Termopar (Tipo T) no sistema, apesar de que estes não apresentam a mesma precisão e confiabilidade do sensor digital.

– Aeração automática: sistema possui equipamentos para o acionamento dos aeradores, de acordo com os parâmetros do grão, condições climáticas, modo de armazenagem (secagem, resfriamento, conservação) e demanda de energia.

– Estação meteorológica: equipada com sensores de alta precisão, para medição de temperatura, umidade relativa do ar e pluviômetro (presença e volume de chuva).

– Comunicação sem fio: sistema dispensa o uso de cabos entre os dispositivos e computador, facilitando a instalação e reduzindo custos.

– Software de gerenciamento: disponibiliza a visualização das informações em tempo real, análise histórica, configuração e acionamento da aeração.

Principais recursos:

  • Visualização e análise da termometria.
  • Gestão de estoque: informação do estoque de grãos dos silos e filiais.
  • Integração de dados via Internet: os usuários podem acessar os dados e configurar o sistema de qualquer lugar via internet.
  • Registro histórico: é possível emitir gráficos e relatórios para análise histórica da termometria, estoques e aeração automática.
  • Configurações do acionamento da aeração: não ligar em horário de ponta, secagem regras facilmente editáveis para secagem, resfriamento e conservação, correção de temperaturas altas, entre outros.
  • Tabela de equilíbrio higroscópico para vários tipos de grãos (arroz, soja, milho, trigo, entre outros).

 

– Consultoria e monitoramento remoto: é uma etapa fundamental do gerenciamento da armazenagem, onde a Procer disponibiliza aos seus clientes uma parceria que complementa as funções dos equipamentos e software. Esta parceria consiste na análise de dados via sistema ou através de visitas periódicas, na consultoria visando difundir as informações de melhores práticas e principalmente no monitoramento remoto, atuando de forma ativa no dia-a-dia da armazenagem junto a cada cliente.

Objetivos com o Sistema de Gerenciamento de Armazenagem CERES:

  • Eliminar o desperdício de energia, proporcionando grande economia na armazenagem. Historicamente, a média de economia em nossos clientes é de 30% a 50%.
  • Conservar o rendimento do grão.
  • Manter a qualidade do grão com excelência e segurança.
  • Reduzir a necessidade de expurgo.
  • Aproveitar as condições climáticas ideais para a secagem e o resfriamento, conservando o grão livre de fungos, ácaros e micotoxinas.